Imagem que ilustra o título: Saiba mais sobre o turismo de vacinas

Saiba mais sobre o turismo de vacinas

O que é o turismo de vacinas?

Há muito tempo existe o turismo médico, quando turistas viajam para algum país para realizar algum procedimento ou tratamento médico em algum destino mais barato. 

Recentemente o conceito do turismo de vacinas, devido principalmente a Covid-19, passou a se popularizar. Muitas pessoas, em especial da América Latina, procuram destinos onde seje possível a vacinação de turistas. Sabemos que a ideia é muito tentandora, mas ainda há riscos na jornada, pois não é garantido que você consiga ser vacinado em algum destino, mesmo embora outro turista tenha conseguido. Mas para aqueles aventureiros sonhadores, não custa tentar não é mesmo?

O turismo de vacinas é legal?

Sim, muitos países e alguns estados americanos tem criado programas e inclusive incentivado a vacinação de turistas que passam por seu território. Na maioria das vezes, existem algumas regras e protocolos a serem cumpridos, como exigência de um visto válido ou comprovacão de emprego no destino. Um bom exemplo desse conceito é o que tem feito os cidadãos noruegueses, que viajam até a Russia ou Turquia com a garantia de receberem doses da Sputnik V, de fabricação russa. 

Onde é o melhor destino para ser vacinado?

Maldivas

As Maldivas passarão a oferecer vacinas aos visitantes na chegada, como parte de sua iniciativa que visa reviver o setor de turismo do país, o qual foi duramente atingido, de acordo com o ministro do Turismo.

A estratégia “3V”, que incentiva os turistas a “visitar, vacinar e passar férias”, proporcionará uma forma “mais conveniente” de visitar o país

San Marino

A República de San Marino, pequeno território cercado pela Itália, anunciou na quarta-feira o lançamento de um programa de turismo de vacinas, oferecendo a injeção russa do Sputnik V COVID-19 aos visitantes a partir de 17 de maio.

Sem pacientes com coronavírus atualmente hospitalizados, San Marino decidiu que seria capaz de lançar uma campanha convidando os turistas a se vacinarem com o Sputnik V.

Cuba

Cuba foi o primeiro país a anunciar que disponibilizará doses da vacina contra a Covid para turistas. Trata-se da vacina “Soberana 2”. O país espera produzir 100 milhões de doses da vacina ainda em 2021, o único porém é que a data de vacinação para os turistas ainda é incerta. Enquanto isso, não custa sonhar acordado com umas férias nas praias caribenhas cubanas regadas com muito sol, mojito e doses de vacina, não é mesmo?

Nova Iorque

Recentemente a cidade de Nova Iorque ampliou a elegibilidade de vacinação para os turistas. A medida é um esforço para retomar o turismo do local.  

Vans de vacinação móveis serão instaladas em locais turísticos populares. "Estaremos na Times Square, no Brooklyn Bridge Park, no Central Park, no High Line, e em uma variedade de outros locais", disse o prefeito Bill de Blasio.