Imagem que ilustra o título: Ramadã: o mês sagrado da cultura islâmica

Ramadã: o mês sagrado da cultura islâmica

O Ramadã é uma data sagrada para os muçulmanos. O evento ocorre no nono mês do calendário Islã, ou entre abril e maio em nosso calendário; em 2021, o Ramadã teve início em 12 de abril e se estenderá até 12 de maio. Na verdade a data exata do Ramadã muda todo o ano, pois se baseia em um calendário lunar de 354 dias, mas é sempre no nono mês do calendário islã.

A palavra “Ramadã” vem de uma frase árabe para calor intenso, solo queimado e falta de comida e bebida. A data é celebrada há séculos no islã. Acredita-se que foi no nono mês do calendário islâmico que o Profeta Muhammad recebeu as revelações iniciais do livro sagrado do Islã, que se tornou o Alcorão.

Como é celebrado

Atividades como beber alcoólicos, fumar e praticar atividades sexuais, além de pensamentos e palavras impuras, estão proibidas durante todo o Ramadã. 

Durante o período os mulçumanos praticam o jejum durante o dia, já que o jejum é um dos Cinco Pilares do Islã. Uma refeição chamada “suhoor” é comida todos os dias pouco antes do nascer do sol e do início do jejum. O jejum é quebrado após o pôr do sol com uma refeição chamada "iftar". 

Ao final do Ramadã, acontece a maior festa do calendário muçulmano, a festa do desjejum (Eid Al-Fitr). É costume que eles vistam suas melhores roupas, enfeitem suas casas e sirvam alimentos entre amigos e familiares, entre outros membros da comunidade. 

Infelizmente em 2021 não terá a oração coletiva do entardecer, o Iftar e a ceia que marca o fim do jejum, porque as mesquitas estão fechadas, mas será sempre Ramadã.  Ainda assim,  listamos abaixo algumas das principais mesquitas em que se se celebram o Ramadã.

1- Al Haram (A Mesquita Sagrada) – Mecca, Arábia Saudita

Ponto focal para todos os muçulmanos e a maior mesquita do mundo, Al Masjid Al Haram é capaz de hospedar um milhão de fiéis e cobre uma área de 356.800 metros quadrados. Em seu epicentro está o Sagrado Kaaba, coberto de tecido preto e dourado, ao redor do qual os muçulmanos podem ser encontrados peregrinando dia e noite (conhecido como tawaf ).

2 - Al Nabawi – Medina, Arábia Saudita

Masjid al Nabawi é a segunda mesquita mais sagrada do Islã e a segunda maior mesquita do mundo depois da Masjid al-Haram. É o local de descanso do Profeta Muhammad. Foi construído pelo próprio Profeta, próximo à casa onde ele se estabeleceu após sua migração para Medina em 622 d.C.

3 - Al Aqsa – Jerusalém, Palestina, Israel

Masjid Al-Aqsa é um importante local sagrado no Islã, localizado na Cidade Velha de Jerusalém, na Palestina. Seu nome se traduz literalmente como 'a Mesquita mais distante'. O complexo mais amplo inclui o Domo da Rocha, dezessete portões e quatro minaretes, e é geralmente referido como al-Haram ash-Sharif, que significa 'o Nobre Santuário'.

Quando acaba o Ramadã

O Ramadã termina quando o primeiro crescente da lua nova é avistado e o décimo mês do calendário islâmico começa. A conclusão da observância vem com uma celebração conhecida como Eid al-Fitr - a Festa do Jejum. Começa no dia seguinte ao fim do Ramadã e dura três dias. Orações especiais são feitas e os presentes são frequentemente trocados.