Imagem que ilustra o título: Turismo Macabro - Halloween e Día de Los Muertos

Turismo Macabro - Halloween e Día de Los Muertos

Quando se fala em outubro, muitas pessoas já lembram do Halloween e Día de Los Muertos, sendo o último frequentemente confundido ou englobado ao Halloween, no entanto, é um feriado completamente diferente e único. Ao contrário do que se acredita, o Día de los Muertos não é a versão mexicana do Halloween. Embora possam estar relacionados, eles não são intercambiáveis, mesmo que ambos envolvam fantasias, festividades e tenham raízes em costumes e práticas antigas pagãs.

Diferenças entre Halloween e Día de Los Muertos

Uma das principais diferenças está na simbologia, as pessoas que celebram o Día de Los Muertos usam máscaras de caveira, chamadas calacas  e crânios de açucar são dados como presentes.

Já os símbolos do Halloween incluem abóboras e várias menções a literatura de terror, incluindo vampiros, fantasmas e múmias.

Outra grande distinção é que o Halloween é apenas uma noite, enquanto o Día de Los Muertos é na verdade um evento de três dias que está começando em 31 de outubro. Halloween é a abreviatura de All Hallows Eve, a noite antes do Dia de Todos os Santos, uma celebração católica em homenagem aos santos e mártires. O Dia de Finados, em homenagem a todos os cristãos que partiram, acontece em 2 de novembro. Juntos, os três eventos são às vezes chamados de Allhallowtide e todos eles fazem parte das comemorações do Día de Los Muertos. Não resta dúvida sobre as diferenças entre Halloween e Día de Los Muertos, abaixo listaremos as peculiariedades de cada uma das festividades.

Día de Los Muertos

O Día dos Mortos é um feriado nacional no México e todos os bancos estão fechados. As pessoas visitam cemitérios e constroem altares privados com as comidas e bebidas preferidas dos falecidos, bem como fotos e outras recordações para encorajar as almas a visitarem. Os túmulos são geralmente decorados com malmequeres mexicanos alaranjados. Brinquedos são levados para as crianças mortas e garrafas de tequila, mescal ou pulque para os adultos já falecidos. Algumas pessoas usam conchas nas roupas, para que o barulho da dança acorde os mortos. Os rituais variam de cidade para cidade.

Halloween

Na contemporaneidade, o Halloween é celebrado por crianças e adultos. As crianças se fantasiam e vão de casa em casa para pedir doces ou travessuras. Eles fazem a pergunta tradicional “gostosuras ou travessuras”, o que implica que causarão danos se nenhum petisco for dado. Trajes são tradicionalmente sobrenaturais ou assustadores, mas com o tempo, eles mudaram para serem fantasias sobre qualquer tema. Os jogos populares incluem balançar a maçã e visitar casas mal-assombradas. Os adultos também aproveitam o Halloween com festas à fantasia, muitas vezes com temas variados que não estão necessariamente relacionados ao gênero de terror.