Expo Dubai 2021
O mundo passou por grandes transformações nos últimos dois anos devidos a Covid. Um dos setores mais afetados por esse triste momento foi o turismo, com grandes eventos sendo cancelados ou adiados, como as Olimpíadas e a World Expo, que aconteceria em 2020 em Dubai e que contava com a estimativa de 25 milhões de visitantes.
A Expo é o maior e mais antigo megaevento do mundo, com sua primeira edição em Londres no ano de 1851. Apenas a fins de comparação, a primeira Olimpíada oficial ocorreu no ano de 1896, na Grécia. O evento cultural ocorre a cada cinco anos em cidades anfitriãs, quando centenas de países se reúnem para mostrar em pavilhões o que há de mais moderno em arquitetura, tecnologia, inovação e design. A última Expo aconteceu em 2015, sediada na ciadade de Milão, na Itália.
A Expo Dubai foi remarcada para 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022. Apesar de estarmos em um momento crítico da história, com restrições de viagens por todo o mundo, as autoridades estão confiantes com o sucesso do evento e ainda mantém a previsão de 25 milhões de visitantes. O diretor-geral da Dubai Expo 2020, Reem Al Hashimy, diz:
"O mundo passou por essas mudanças no ano passado, mas agora com as vacinas sendo lançadas, acreditamos que a situação será resolvida em outubro. Acreditamos que a situação será muito mais positiva até então."
Todos esperamos que de fato a situação esteja melhor até Outubro, mas nada muda o fato que o evento gera uma grande expectativa cada vez que se aproxima. Afinal, não é exagero afirmar que a Expo é um evento revolucionário sempre que acontece, já que muitas tecnologias e objetos do nosso dia a dia surgiram e foram apresentados nos pavilhões do evento. Confira abaixo algumas das inovações de algumas exposições:
• A Torre Eiffel (Paris, 1889)
• Máquina de Raio-X (Buffalo, 1901)
• Telefone (Philadelphia, 1876)
• Touchscreens (Knoxville, 1982)
• O cone de sorvete (St Louis, 1904)
• A transmissão de comerciais (New York, 1939)
O que podemos esperar da Expo Dubai são grandes ideias nas áreas de oportunidade, mobilidade e sustentabilidade, já que esses são os subtemas que serão abordados. Já o tema abrangido será “Conectando mentes, criando o futuro”. Cada país participante terá seu próprio pavilhão para contribuir para o nosso futuro, sendo assim 190 pavilhões presentes.