Imagem que ilustra o título: Melhores lugares para visitar na Croácia

Melhores lugares para visitar na Croácia

A República da Croácia (Republika Hrvatska, em croata) é um país fundado a partir do esfacelamento da antiga Iugoslávia e de consequentes conflitos de cunho nacionalista ou étnico. A Croácia serve como uma porta de entrada para a Europa oriental, pois encontra-se ao longo da costa leste do mar adriático e faz fronteira com a Servia leste, Montenegro a sudeste, Bosnia e Herzegovina  no sul, Hungria a nordeste e Eslovênia a norte.

Listamos os lugares que achamos mais interessantes para uma visita a este país recortado na costa Dalmata.

 

A Capital Zagreb 

Quando se pensa em Croácia logo vem a idéia de ir a praia, deixando a capital de fora da maioria dos roteiros. Isto é uma pena pois a Zagreb alem de ter uma vida noturna agitada, possui centro histórico muito charmoso, valendo uns dois dias de seu roteiro.

Zagreb foi fundada em 1094 na época austro-húngara, seu centro antigo contém exemplos da arquitetura desde a idade média, enquanto o centro comercial tem o tom moderno das grandes capitais da Europa.

Visite a Catedral de Zagreb e os diversos museus únicos que a cidade oferece como por exemplo o curioso Museu dos Relacionamentos Terminados, um museu diferente, dedicado aos relacionamentos que chegaram ao fim. A coleção do museu consiste em pertences pessoais deixados por antigos amantes, acompanhados de descrições.

Originalmente uma conexão itinerante de itens, agora tem um lar permanente, que recebeu o prêmio Kenneth Hudson pelo museu mais inovador da Europa. O museu desafia as percepções do que um museu pode ser e testemunha a marca física e emocional de relacionamentos terminados. 

Aproveite para se perder nas ruas de paralelepípedos da cidade velha, experimente um dos incríveis pratos da culinária croata, como o Madjarica, um bolo de chocolate em camadas que é de comer de joelhos! A gastronomia croata tem influencia austriaca, italiana e húngara.

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvicel

Outro motivo de incluir Zagreb na rota é que a cidade fica há 130km deste parque imperdivel de 300km2 de área que em 1979, entrou para a lista da Unesco de Patrimônios Naturais da Humanidade.

São 16 lagos nos mais diferentes tons de azul e verde, conectados por cachoeiras de todos os tamanhos, divididos em dois grupos: lagos superiores (12 lagos) e lagos inferiores (4 lagos).

Os passeios são feitos pelas passarelas que cruzam os lagos, nos caminhos de terra que ficas nas margens e uma parte em barco que podem ser feitos tanto no verão como no inverno.

A Costa Dalmata e suas pequenas ilhas 

Seguindo do parque Plivitce em direção ao litoral encontra-se a extensa e belíssima Costa Dalmata. Pontuada com mais de 1.000 pequenas ilhas, pequenos vilarejos a beira mar, sem duvida [e o ponto alto de uma viagem a Croacia. Especialmente para nos brasileiros amantes de praia e de sol! Um passeio que vem ganhando muitos fãs na Croácia é o cruzeiro pela costa do Adriático que passa em diversas ilhas, desde o arquipélago de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo paraíso do windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, o turista fica mesmerizado com o belo espetáculo de ilhas rochosas, belo mar, história e natureza.

Há ferries que ligam cada uma das ilhas e há boas pousadas em boa parte delas.

A DMTUR pode organizar caso tenha interesse.

Hvar a ilha mais badalada 

Esta ilha em frente a Split (45min de ferry) tem a maior quantidade de sol por ano na  Dalmácia. Por esse e outros motivos foi eleita parada obrigatória para quem deseja belos passeios, beach clubs, entre outros... Vive lotada de turistas na alta temporada.

O centro Hvar Town tem lojinhas e passeios interessantes com barcos que saem toda hora para as ilhas ao redor. Está é uma boa base para conhecer mais ilhas caso não queira pegar um barco.

Dubrovnik a cidade histórica mais famosa 

Localizada bem ao sul da Croacia, Dubrovnik encanta todos com suas muralhas medievais banhadas pelo Mar Adriatico. Se sua viagem for para um so lugar este deve ser sem duvida esta cidade que pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como a "pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes.

Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Patrimonia Mundial pela UNESC. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático , os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico único.

A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos. Na Idade Média foi a capital da República de Ragusa, a única cidade-estado no Adriático oriental a rivalizar com Veneza , atingindo o seu apogeu nos séculos XV e XVI. Em 1991 foi cercada e bombardeada por forças militares da Sérvia e Montenegro na sequência da fragmentação da Iugoslávia, o que provocou grandes estragos.

Hoje é o destino mais procurado de toda a Croacia e aconselhamos fazer reservas com antecedência pois os hotéis na alta temporada lotam rápido.