Imagem que ilustra o título: Conheça a Chapada Diamantina

Conheça a Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Vista do Morro do Pai Inácio

O coração da Bahia é ocupado pela enorme Chapada Diamantina. A aproximadamente 400 km de Salvador, a Chapada exibe uma cena de formações rochosas imponentes e vastas planícies cobertas com vegetação típica do bioma Cerrado.

Hoje é o destino certo para os amantes do trekking, mas a região já foi ocupada por caçadores de tesouros. Daí o nome, em referência à exploração de diamantes na região. Esta fase terminou em 1985, com a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina (152 mil hectares), administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio). No Parque, uma das principais atrações é o Morro do Pai Inácio, com vista panorâmica de toda a Chapada.

O turismo na Chapada oferece atividades para diferentes públicos e com diferentes graus de adrenalina. Trilhas de caminhada, cachoeiras, cavernas, poços e observatórios são alguns dos atrativos locais. Para que você aproveite ao máximo, organize sua visita de acordo com o tempo de estadia e práticas preferidas.

Onde se hospedar

Algumas pequenas cidades próximas ao parque oferecem aos viajantes o que precisa para começar a explorar. A mais popular é Lençóis, uma antiga cidade com estilo colonial, ruas de paralelepípedos e o charme de montanha antiga. Aproximadamente 80 quilômetros ao sul fica o Vale do Capão com outra pequena cidade chamada Caeté-açu, que tem um leve sentimento hippie. Esse local fica mais próximo do parque, facilitando as excursões de um dia, mas é um pouco menos estruturado que Lençóis. Qualquer cidade é uma base adequada para sair e ver a Chapada Diamantina em toda a sua glória. Muitas pessoas ficam em mais de uma cidade em sua viagem devido ao extenso tamanho do parque. Confira o mapa abaixo:

Atrações turísticas

A linda vegetação dentro da chapada Diamantina é perfeita para explorar por toda a região e ideal para quem gosta de aventura. Há savanas entre as montanhas, onde você pode encontrar e explorar cavernas, seguir as antigas trilhas dos minérios de ouro, tomar banho nas cachoeiras refrescantes do parque e respirar o ar limpo da montanha. Entre os pontos turísticos mais populares da Chapada Diamantina estão a Cachoeira da Fumaçauma cachoeira com queda livre de 380 m, o Poço Encantado e o Morro do Pai Inácio.  

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça é uma das cachoeiras mais famosas do Brasil e ponto de partida para a trilha de 7km até o Vale do Capão. O Poço Encantado fica na cidade de Itaité e é uma das atrações turísticas mais procuradas dentro do parque. A melhor época para visitar a piscina é entre abril e setembro, quando um fenômeno natural deixa a água da piscina uma cor azul deslumbrante. 

Poço Encantado

O trajeto até o Morro do Pai Inácio parte da estrada BR 242 (400m de distância), o que possibilita um fácil acesso ao topo do morro. A 1.150 m acima do nível do mar, é possível ver as regiões de Sincorá, Bacia e Chapadinha. Está situado a cerca de 30 km do centro de Lençóis e fica há cerca de 5 horas de caminhada até a base do morro.

Como Chegar

Existem duas maneiras de chegar a Chapada Diamantina, a primeira é via aérea, com um voo de Salvador a cidade de Lençois, operado pela Azul. Ainda existe a opção de alugar um carro na capital. A principal via de acesso para a região da Chapada Diamantina, saindo de Salvador, é a BR 324 até Feira de Santana. Pegue o entroncamento com a BR 116 e, em seguida, a BA 052 até Ipirá. Ao chegar em Ipirá, pegue a saída para BA 233 até Itaberaba. Na sequência, acesse a BR 242 e siga até a entrada para Lençóis, na BA 144. A trajeto é de aproximadamente 400km.

Dica

A Chapada Diamantina tem muitas trilhas para explorar, mas muitas delas não são marcadas ou têm uma rota pouco clara, então independentemente se você é um ávido caminhante, você precisará de ajuda. Evite o estresse de se perder no deserto sem serviço de celular e contrate um guia. Isso é especialmente importante para caminhadas noturnas. Além de evitar que você se perca, seu guia pode lhe auxiliar no deslocamento de sua estadia ao parque.

Para mais materiais e informações, nos siga em nosso instagram e facebook com o nome DMTUR.