Dia dos Namorados, um passeio especial no Vale dos Vinhedos!
Um pouco de história do vinho no Brasil
A produção de vinhos no Brasil remonta a épocas jesuíticas sendo em 1620 a primeira tentativa quando o padre jesuíta Roque Gonzáles de Santa Cruz trouxe as primeiras cepas da Espanha, tudo destruído pelos bandeirantes paulistas, quando da invasão nas missões jesuíticas espanholas.
Uma segunda tentativa aconteceu na metade do século XVIII, com os açorianos, que trouxeram cepas de origem portuguesa, porém não vingaram por terem sido plantadas no litoral. Depois disso, os alemães, estabeleceram-se em São Leopoldo e São Sebastião do Caí, plantaram vinhas americanas, mas produzindo vinho apenas para consumo doméstico.
Finalmente em 1886, os italianos produtores de serra trouxeram variedades viníferas europeias, começando a transformar a região, que mostrava ter vocação para a vinicultura. A produção de vinhos expande-se e a região entre Bento Gonçalves e Garibaldi chega ao século XXI como a primeira e mais importante região brasileira especializada na produção de bons vinhos.
Roteiro:
1) Vinícola Família Geisse em Pinto Bandeira
Saindo de Porto Alegre, dirija direto para esta vinícola imperdível que produz um dos melhores espumantes brasileiros desde 1979.
Fica em Pinto Bandeira, distante 20 km de Bento Gonçalves, um pouco fora da rota turística tradicional do vale dos vinhedos, ficando mais interessante.
(Foto: Acervo Família Geisse)
Pode ser visitada fazendo a clássica e previsível degustação na cave. Entretanto, o melhor é fazer o Geisse Terroir Experience, o qual acontece a bordo de um veículo 4x4 pelo terroir da vinícola, com a degustação no meio dos vinhedos. Vale cada centavo investido!
(Foto: Acervo Família Geisse)
Charmoso, seguro e fino !
Além disto, no jardim da vinícola, também ao ar livre, existe o Geisse Open Lounge onde servem empanadas (o dono da vinícola é chileno) e espumante Geisse em taça!
(Foto: Acervo Família Geisse)
Recomendamos especialmente levar para casa o espumante Cave Geisse Terroir Rosé Brut e o Cave Geisse Blanc de Blanc Brut.
Recomendado e testado por nossa equipe DMTUR!
2) Caminho das Pedras em Bento Goncalves
Fica em Bento Gonçalves muito perto de Pinto Bandeira, perfeito para almoçar depois da degustação na Cave Geisse. Trata-se de um caminho que pode ser percorrido dentro do seu carro, com casas coloniais típicas italianas em madeira preservadas, cheias de lojas de artesanato com direito a moinho de água e muitas flores. Bom para um passeio rápido. Nossa sugestão é almoçar no Restaurante Casa Vanni que fica em uma casa histórica de 1935 com um jardim muito agradável e mesas ao ar livre. Super cool e autêntico!
(Foto: Reprodução/Internet)
3) Casa Valduga
Clássica e tradicional vinícola que tem melhorado a qualidade de seus vinhos e espumantes a cada ano. Produz um espumante agradável, mais em conta que os da Cave Geisse. Vale a visita também para ir ao Restaurante Maria Valduga que tem o melhor galeto do Vale dos Vinhedos. Perfeito para almoçar caso não conseguir mesa no Casa Vanni, mas infelizmente não é ao ar livre. Recomendamos levar da loja Casa Madeira que fica dentro desta vinícola a geleia de Physalis e o creme balsâmico com geleia de Cabernet Sauvignon. Delicias para levar para casa!
(Foto: Acervo Casa Valduga)
4) Wine Garden Miolo dentro da Vinícola Miolo
Siga depois para finalizar a visita na vinícola, mas não para fazer a clássica degustação, mas para descansar embaixo das árvores e fazer um picnic (com mais espumante) no Wine Garden Miolo.
O lugar é delicioso para um relax depois do almoço ou meio da tarde, aproveite para fazer lindas fotos para marcar o passeio e voltar para casa feliz!
(Foto: Reprodução da Internet/Vinícola Miolo )
Onde hospedar-se no Vale dos Vinhedos:
Para terem algo mais privado recomendamos a Pousada Borguetto Sant'Anna, com uma ampla e deslumbrante vista do Vale dos Vinhedos. Oferece três charmosíssimas casinhas de pedra lindamente decoradas.
(Foto Cortesia Borguetto Sant'anna)
Todas ainda contam com um belvedere de tirar o fôlego e diversos itens para dar ainda mais comodidade aos hóspedes. A pousada tem ainda outras quatro suítes tão charmosas quanto as casas, três delas com um deck para apreciar o vale ao nascer ou pôr do sol.
CARPE DIEM!