Imagem que ilustra o título: Curiosidades sobre as 7 Maravilhas do Mundo

Curiosidades sobre as 7 Maravilhas do Mundo

Em 2000, uma fundação suíça lançou uma campanha para determinar as Novas Sete Maravilhas do Mundo. Dado que a lista original das Sete Maravilhas foi compilada no século II aC - e que apenas um participante ainda está de pé (as Pirâmides de Gizé ) - parecia hora de uma atualização. E pessoas de todo o mundo aparentemente concordaram, pois mais de 100 milhões de votos foram dados na Internet ou por mensagens de texto. Abaixo segue algumas curiosidades sobre os incríveis locais eleitos pela comunidade internacional:

Cristo Redentor

O Cristo Redentor foi projetado como uma resposta ao que na época se chamava “crescente falta de Deus”, devido a separação da Igreja e Estado em 1889. O projeto foi selecionado após o fim de 1 Guerra Mundial, em 1920, quando esse sentimento se intensificou. Esse fato explica o design da maravilha, projetada para se assemelhar a uma cruz com braços estendidos.

 

 
Grande Muralha da China

A construção da grandiosa muralha teve início em 221 a.C., data do início da Dinastia Qin. O intuito inicial era a construção de um muro de 5.000 quilômetros para proteger o território. Dinastias posteriores continuaram a gigantesca construção e, mesmo embora as partes reconhecíveis da muralha datem dos séculos XIV a XVII d.C., pode-se afirmar que a construção levou 1.800 anos para ficar pronta. Outro detalhe interessante é que partes do muro ainda são descobertas atualmente; em 2012 arqueólogos localizaram partes do muro na fronteira com a Mongólia.

 

 
Taj Mahal

A inspiração para a construção da maravilha veio com a morte da esposa do imperador Shan Jahan, a qual morreu no parto do 14 filho. Existe um mito interessante que está ligado à construção: dizem as más línguas que os construtores foram mortos ou tiveram suas mãos cortadas após o fim do projeto, assim não construiriam algo parecido novamente. A versão mais “suave” articula que apenas tiveram de assinar contratos. O mistério é apenas mais um dos elementos dessa maravilha que demorou 22 anos para ficar pronta. Dica: para aqueles que visitarem Dubai, há poucos anos foi inaugurada uma réplica do Taj Mahal, o Taj Arabia of Dubai, com o tamanho 4 vezes maior.

 

 
Machu Picchu

Não é segredo que o local está rodeado de mistérios, o que explica o nome “Cidade Perdida dos Incas”, o qual é frequentemente referido devido à crença de os espanhóis nunca o terem encontrado o local. Outra curiosidade é que, mesmo tendo sido construído em 1.400 d.C., o local apenas foi descoberto internacionalmente em 1.911, trazido a tona pelo arqueólogo Hiram Bingham. A engenharia utilizada na construção até hoje impressiona, as construções não utilizaram argamassa e parte da estrutura foi projetada para ser um calendário e relógio astronômico. Isso sem mencionar o incrível sistema de estradas e comunicação.

 

 
Coliseu

Esse é o monumento mais visitado da Itália. Foi inaugurado em 80 d.C., e as celebrações duraram nada menos do que 100 dias, não a toa permanece ainda hoje como uma das maravilhas do mundo. Curiosamente, o Coliseu já foi usado como uma piscina, graças aos canos ligados a aquedutos e poços subterrâneos que encheram a enorme arena. Também houve um projeto de ser usado como hotel de luxo, na época de Mussolini, felizmente nunca saiu do papel. Muitos também não sabem que o Coliseu é um dos símbolos da luta contra a pena de morte: toda vez que um indivíduo se livra de uma condenação de morte, o Coliseu muda sua luz característica de ouro para branco.

 

 
Ruínas de Petra

Petra é um local protegido como Patrimônio Mundial da Unesco que tem "excelente valor universal" devido à sua funcionalidade, preservação e arquitetura. Sua localização no deserto significa que os habitantes originais precisavam criar formas criativas de levar água e outros recursos para a cidade. Dentre as criatividades usadas estava a forma como as construções “honravam” o sol, respeitando padrões solares, inclusive solstícios.

 

 
Chichen Itza

Outro local que impressiona pelos avançados métodos de engenharia para a época e por padrões solares. Durante os equinócios da primavera (20 de março) e outono (22 de setembro), os raios solares criam uma sombra através da pirâmide de Kukulkan que dá a aparência de uma serpente deslizando pela escada. Além disso, Chichen Itza são conhecidos por seus sons incomuns. Se você bater palmas uma vez em uma das extremidades da quadra, produz nove ecos no meio da quadra. Além disso, um aplauso na frente da pirâmide de Kukulkan cria um eco semelhante ao chiar da serpente.